quarta-feira, 14 de junho de 2017

Oferendas em Candomblé. Como e por que. (pelo menos da forma como eu aprendi)

Ando vendo o povo escrevendo cada vez mais barbaridades a respeito de oferendas.

A última que eu li foi que as oferendas eram deixadas pelos escravos para os fugitivos terem como se alimentar.

Não sei se rio ou se choro. Quem escreveu isso não entende absolutamente nada de Candomblé ou de manipulação de energias. Ou, se entende, está tentando inventar uma desculpa mais palatável (e completamente irreal) para as nossas oferendas. Isso, se foi feito de forma consciente, é ainda pior e tem nome. Desonestidade intelectual.

Então, vou explicar, da forma que aprendi, como e por que se fazem oferendas.

Vou traçar paralelos com física no trato de energias, para facilitar a compreensão.

Imagine que o universo seja formado de energia, todo ele. Como sabemos (via Einstein) energia e matéria são a mesma coisa... só depende da aceleração. Se você acelerar matéria o suficiente ela vira energia pura... E = MC²

Esta energia universal, criativa, criadora, chamamos de AXÉ.

Energia é uma palavra muito abrangente. Existem diversos tipos de energias com diferentes amplitudes, comprimentos de onda, frequências, intensidades etc. Pois é. Assim são os orixás. São diferentes energias.

Como o mundo é formado de energia, cada metal, pedra, planta e animal vibra numa energia diferente. Quando um objeto vibra numa energia semelhante à uma energia de um orixá, dizemos que aquele objeto é daquele orixá. Desta forma boldo é de Oxalá (pois ambos vibram a mesma energia), Inhame Cará é de Ogum (pois vibram na mesma energia) etc.

Da mesma forma você... Cada pessoa vibra em várias energias e a energia predominante é o que chamamos de orixá da pessoa.

Então vamos para o exemplo (e a explicação energética dele)

Você é filho de Ogunjá. Vai no seu pai de santo e ele abre o jogo e diz que você tem que fazer uma oferenda para seu orixá. O que ele está te dizendo é que a energia principal em você está em desequilíbrio e para você ficar bem você tem que equilibrar esta energia.

Você vai para casa. No caminho compra um cará, um oberó (alguidar), os palitos de dendezeiro, espada de são jorge, peregum e manjericão (que é erva de Oxalá, mas no caso do filho de Ogunjá vai ser útil para "esfriar" este banho.

Chega em casa, separa tudo, bebe uma água, esfria o corpo e começa a parte ritualística.

Acende uma vela, senta com a sua bacia de ágata, faz as rezas, prepara o banho, quinando as ervas que devem ser quinadas, preparando a espada de são jorge (você não acha mesmo que eu vou dar aqui receita de como se prepara um banho ritualístico, né?)

Toma seu banho de higiene, depois toma o banho litúrgico. Coloca a sua roupinha branca. Vai para o fogão e prepara o cará da forma que lhe foi ensinado, isto tudo em meio a rezas.

Sai para entregar a oferenda.

Oferenda entregue volta para casa, se sentindo renovado. Seu orixá está feliz, certo? Agora vamos analisar a parte energética?

Você sentou com a sua bacia, fez as rezas (preparando a sua mente para se focar numa energia determinada criando assim o campo energético sutil necessário), preparou o banho manipulando demoradamente as ervas que têm a mesma energia que em você está desequilibrada, absorvendo assim parte da energia. Se banhou com esta infusão de ervas, que tem exatamente a energia que você precisa e deixou o banho secar no corpo, aumentando assim o tempo de absorção desta energia.

Foi para o fogão e preparou a comida do seu orixá, manipulando mais materiais contendo a energia que você precisa. O tempo todo se mantendo em oração, criando o ambiente mental necessário para a boa absorção das energias.

Ao término você fez a entrega desta oferenda, que ao mesmo tempo te cedeu as energias que você precisava e absorveu de você as energias desarmônicas. As ervas do banho, que também te cederam energias necessárias absorveram as suas energias desarmônicas e por isso você vai descarregá-las na natureza, para que a energia vital da natureza possa dissipar estas energias desarmônicas que saíram de você.

Você volta para casa feliz, pois suas energias estão equilibradas.

Agora me fala a verdade... Esta oferenda foi porque seu orixá estava com fome ou porque você precisava harmonizar as suas energias????

Tiago de Ogunjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário